Mais sobre Balance Board – As pranchas de equilíbrio


balance-board

No post anterior falamos sobre 3 esportes para desenvolver o equilíbrio e neste post agora vamos falar um pouco mais sobre o Balance Board e onde você pode comprar para começar a praticar este esporte incrível.

Os balance boards são conhecidos também como pranchas de equilíbrio e podem ser usados para diversão ou em treinos funcionais.

É um equipamento novo e está sendo muito utilizado por atletas para desenvolver melhor o equilíbrio, força, concentração e coordenação motora.

Os atletas que mais utilizam esse tipo de prancha para treinar são os surfistas. Em dias sem ondas é uma ótima opção de diversão.

Caso queira saber onde encontrar uma prancha de equilíbrio, indico este site que mostra uma loja onde vende esses balance boards: Site Balance Board, as pranchas de equilíbrio.

 

Material do Balance Board

prancha-de-equlibrio-de-madeira

O balance board é composto por duas peças principais: a prancha e o rolo.

As melhores pranchas são feitas em madeira e se for uma madeira de qualidade sua vida útil pode ser de muitos anos. As pranchas em madeira são resistentes e aguentam o peso de qualquer pessoa.

Você pode encontrar pranchas de plástico também, porém recomendo que compre uma de madeira. Prefira uma prancha feita em madeira de reflorestamento para ajudar o planeta!

Já o rolo pode ser encontrado em diversos materiais, sendo de madeira, plástico ou kraft os mais encontrados.

 

Como começar a praticar

pranchas-de-equilibrio

Para começar a praticar você deve primeiro colocar um dos pés em uma das extremidades da prancha e o outro na outra extremidade, em uma distância parecida com a distância dos seus ombros.

Tente ficar parado e sentir o balanço de leve, sem forçar muito para não levar um tombo logo de cara.

No começo você vai sentir muita dificuldade e ficar balançando o corpo para frente e para trás, mas com o tempo você se acostuma e começa a deslizar a prancha para um lado e para o outro.

O ideal é que compre uma prancha de equilíbrio que tenha duas travas no fundo da prancha, assim quando a prancha deslizar muito sobre o rolo ela para, evitando que você leve um tombo muito grande.

 

Aumentando o nível no Balance Board

Com o tempo você vai se equilibrar facilmente em cima do balance board e vai querer fazer coisas diferentes, como manobras ou subir de jeitos diferentes.

Não tente fazer essas manobras se não tiver prática. Veja o vídeo abaixo com algumas manobras que você pode aprender:

Pranchas de Equilíbrio para Exercícios

agachamento-balance-board

Como disse no começo do post, o balance board também pode ser usado em treinos funcionais e exercícios de força.

É possível realizar alguns exercícios sobre a prancha, como agachamentos, flexões de braço, entre outros.

Para realizar esses exercícios também é preciso que você tenha um pouco mais de prática e já consiga se equilibrar facilmente.